A ESCOLA DA FAMILIA

Educação não formal

O propósito da PAS é tornar-se numa estrutura confiável, empreendedora e humanizada que abranja qualquer Ser em qualquer fase da sua vida. A PAS aspira à criação de um espaço de educação não formal, onde o Ser humano possa crescer enquanto tal, optimizando e aprimorando as suas competências naturais.

 

A esse espaço designámos a “Escola da Família” que pretende albergar os projectos desenvolvidos na PAS , bem como um novo dirigido aos mais jovens e seus cuidadores.

Este último, os “Pequenos grandes Empreendedores” tem por base todos os campos de formação académica não explorados nas escolas de ensino comum.

Neste projecto as crianças fazem equipa com seus cuidadores e desenvolvem as competências através das diferentes fases da construção de um “evento”.

 

Neste momento, o foco é a construção de uma casa na árvore. Para isso, é necessário criar algum conforto no terreno para os mais novos, adquirir os materiais e ferramentas e promover segurança e legalidade.

Tratando-se a PAS de uma associação que vive do trabalho voluntário e sem fundos de apoio, torna-se muito importante recorrer às ajudas solidárias que agregam valor aos projectos, nomeadamente aos “Pequenos grandes Empreendedores”, na construção da “Casa na Árvore”.

Para continuarmos este projecto, precisamos:

  • Tenda robusta para albergar as crianças no terreno, em dias em que o clima não permite as aulas ao ar livre;

  • Ferramentas para desenvolvimento das tarefas de construção;

  • Materiais para a construção da casa na árvore e recheio da casa;

  • Outros equipamentos necessários ao acompanhamento seguro, das crianças.

Pequenos grandes Empreendedores é  um Programa de gestão emocional para crianças e jovens entre os 4 e os 16 anos.

Baseia-se no modelo de  Empreendedorismo Emocional® desenvolvido pela Associação PAS.

Ajuda a criança a conhecer-se e a respeitar-se na interação com os pares, assim como acrescenta uma componente criativa e empreendedora aos nossos pequenos grandes seres humanos.

É um programa de carácter  lúdico-pedagógico integrativo onde as crianças/jovens adquirem e potenciam  as suas competências.

Implica trocas de sentires com os pais ou cuidadores.

Decorre semanalmente, com turmas previamente já organizadas.

Contacte-nos para saber mais informações.