top of page
  • Foto do escritorEquipa PAS

Autismo+, muito + do que se pensa

Atualizado: 3 de fev. de 2020

Dia 27 de Junho foi um dia muito especial para nós.

Tivemos o grande prazer de estar na Escola Secundária Júlio Dantas em Lagos, a dinamizar o nosso workplay “Autismo +, Muito + do que se pensa”.

Sensibilizou-nos, nesta altura do ano onde o cansaço é grande, termos a casa cheia de professores e outros técnicos, empenhados e motivados em saber como fazer mais pelos seus alunos, crianças e jovens.

Hoje em dia torna-se urgente aprimorarmos as estratégias com estes meninos e jovens de forma a pudermos contribuir verdadeiramente para, mais do que a sua inclusão social, a sua preparação para a vida para terem a igualdade de oportunidades como os demais.

Já são vários os casos que nos tem chegado de jovens que após a escolaridade se encontram em casa, dependentes de seus pais, por não conseguirem se enquadrar no mercado de trabalho. Simplesmente porque lhes faltou trabalhar os aspetos que têm maior dificuldade, a relação, a comunicação e os afetos.

Neste workplay procurámos auxiliar os nossos participantes a melhor compreender o que é viver do ponto de vista de quem é autista. Partilhámos a nossa visão sobre o autismo e o quanto é importante auxiliar estas crianças e jovens no seu desenvolvimento dos aspectos relacionais, comunicacionais e emocionais.

Só com a devida preparação é possível fazer-se a diferença.

Desejamos agradecer à Dra Maria Esteves e a Dra Rita Ribeiro da Dgeste, por terem acreditado e estabelecido a ponte, à professora Ana Madeira, do centro de Formação Dr Rui Grácio de Lagos, pela oportunidade e imensa energia na dinamização desta ação de formação, à Professora Maria da Gloria Paula pelo seu pertinente contributo sobre a educação inclusiva e a todos os participantes pela disponibilidade e vontade de fazer mais pelo próximo.

O nosso grande obrigado.



23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page