Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano nas diferentes áreas e contextos do mesmo: psicologia social, psicologia da educação, psicologia clínica e da saúde, psicologia do desporto, psicologia organizacional, psicologia criminal…
A Psicologia assume um papel fulcral no desenvolvimento humano, da sociedade, no económico, ambiental e até mesmo no futuro do planeta. Tudo começa nas pessoas, indo do micro para o macro, mesmo o ínfimo comportamento irá gerar uma ação que gerará uma reação e assim consecutivamente. Ao trabalharmos a pessoa estamos a influenciar todas as pessoas à sua volta que por sua vez influenciam tantos outros à sua volta e por aí em diante.
A psicoterapia é um processo de auto-conhecimento e de mergulho interior, em que a “dança” entre terapeuta e paciente permite o desenvolvimento e crescimento pessoal intrínseco a cada ser.
Para exercer psicologia é preciso concluir o curso de psicologia, no entanto, para exercer psicoterapia é preciso um trabalho profundo de auto-conhecimento, tão profundo que o terapeuta consiga “curar” em si as feridas existenciais e só assim conseguirá orientar quem o procura. Para isso o terapeuta precisa ele próprio de fazer terapia, pois só assim consegue fazer um trabalho interior e transformador consigo mesmo.
Psicoterapia é a obra de arte da comunicação entre terapeuta e paciente. A Psicologia é a “moldura” que a enquadra.
Susana Banha
Comments