Apresentamos o testemunho de Susana Banha sobre este importante tema. Obrigada Susana pelas tuas palavras e reflexão.
Voluntariado Consciente
Está na hora de ser feliz! E como? Doando-nos à vida, aos outros e sobretudo a nós mesmos. Como se faz isso? Através da consciência, da consciência que ao ajudarmos os outros , o ambiente, os animais, estamos sobretudo ajudar a nós próprios e a felicidade deixa de ser um objetivo a alcançar e torna-se uma forma de estar na vida.
E como? Como nos tornamos conscientes do impacto do voluntariado na nossa vida, no nosso bem-estar?
Através do Fazer, através de estarmos ao serviço. Contudo é preciso fazermos um trabalho de desenvolvimento interior, de mergulharmos no nosso Ser, na nossa essência e à medida que nos conhecemos melhor, tornamos-no melhores seres humanos através do Fazer, do pôr em prática no nosso dia-a-dia, de nos exercermos segundo o que realmente somos e é aí que a transformação acontece na nossa vida. O que antes era um objetivo/meta a alcançar, a Felicidade, que todos nós queremos, torna-se a nossa realidade permanente. Porque, tudo o que o Ser Humano deseja é tão-somente Amar e ser Amado, e é aqui que está o ponto de partida, o Amor. Ora, afinal o que é isso do Amor? É doação, é entrega a quem somos e ao que nos rodeia, é abraçarmos a vida tal como ela se apresenta e ter a consciência que é ao doar-me que recebo a verdadeira Felicidade, aquela que é um estado de consciência e não apenas um fim.
Importa referir que doar é diferente de dar.
Lançamos o desafio para todos vocês: qual é a diferença entre Dar e Doar?
Dar e Doar, na sua essência estes dois verbos são iguais, na prática é que são diferentes, quando dou posso apenas dar porque tenho a mais, porque sinto "pena", porque é cívico, porque é o correcto....Contudo quando me Dou é diferente , entrego-me à situação, à causa, estou a dar sim mas com entrega, com significado, com sentido de serviço pelo um bem maior, porque afinal somos Humanos , nascemos com um coração...que é para utilizar ao serviço de todos e de nós mesmos.